sexta-feira, 2 de outubro de 2009

[16] DOIS PROJETOS DE LEI APROVADOS

Hoje existem vários tipos de exames que são realizados logo que o bebê nasce, antes mesmo da alta hospitalar, são triagens neonatais que podem previnir doenças e até mesmo detectar alguma alteração mais cedo possivel para evitar sequelas mais graves.


No mês de junho o parlamentar apresentou dois importantes projetos que foram aprovados e encaminhados ao prefeito municipal, que os sancionou e hoje são lei.
Trata-se da realização gratuita, por maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres do municipio de Andradina, o teste do olhinho (reflexo vermelho) e o teste da orelhinha.


OLHINHO- no teste do olhinho, por exemplo o médico fará o diagnóstico clínico de retinopatia da prematuridade, catarata e glaucoma, congênitos, infecções, traumas de parto e cegueira em todas as crianças nascidas em suas dependências, por meio da técnica conhecida como reflexo vermelho.


O exame deve ser realizado rotineiramente em bebês, na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade.

Para o alivio das mamães o "teste do olhinho" não dói, não precisa de colirio e é rápido( de dois a três minutos apenas) trata-se de uma fonte de luz que sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, (tipo uma lanterninha) onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo.


Ja quando ha alguma alteração não é possivel observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, (esbranquiçada). A comparação do reflexo dos dois olhos tambem fornece informação importante, como diferença de grau ou estrabismo.


O parlamentar cita que o exame seria realizado segundo a o técnica do pediatra responsavel pela respectiva unidade de saúde.


A retinopatia da prematuridade é a maior causa de cegueira infantil no Brasil, por ano cerca de 850 crianças ficam cegas por retinopatia da prematuridade no Brasil.
E o custo de uma criança cega para o Pais varia entre 200 e 500 mil dólares.

ORELHINHA- Para o teste da orelhinha as maternidades serão responsaveis pela avaliação dos recem nascidos. Caso ocorram casos positivos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Andradina, após ser comunicada pela maternidade devera encaminhar os pacientes paro o Centro de Reabilitação Municipal que tera o papel de orientar a familia quanto a melhor forma de tratamento e acompanhamento da deficiência auditiva diagnosticada.
De cada mil recem nascidos de 4 a 6 apresentam algum tipo de perda auditiva neurossensorial.

A audição é fundamental para aquisição e desenvolvimento da fala e linguaguen. A detecção de alterações auditivas e a intervenção indicadas até o seis meses de vida garantem a criança o desenvolvimento da compreensão e da expressão da linguagem, bem como o seu desenvolvimento social, comparável aos das crianças normais da mesma faixa etária, com o intuito de oferecer aos recem nascidos a oportunidade de contar com uma avaliação clonclui o Vereador Dr. Paulo Assis que comemora o sussesso de sua Luta. "Elaborei este dois projetos de lei, gratuita, para o diagnóstico destas doenças que podem ser eliminadas " disse Dr. Paulo Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário